Relaxamento para os mais pequenos
O relaxamento dos mais pequenos é tão ou mais importante que o relaxamento dos adultos.
É importante que os pais tenham momentos de relaxamento e que também proporcionem o mesmo aos seus filhos. Os bebés sofrem com as cólicas, irritação, lutam contra o sono, ficam com tensões no corpo de tanto chorar para percebermos que eles estão desconfortáveis.
Existem várias formas de proporcionarmos relaxamento em casa aos nossos filhos. Podemos optar por um banho relaxante, uma massagem para o acalmar, usar óleos essenciais e hidrolatos e também existe os baby spas onde podemos levar os nossos filhos.
Quanto ao baby spa, ouvi falar durante o meu curso de massagem, achei o conceito tão interessante que resolvi experimentar com o meu filho que tem agora 3 meses. O pack que escolhi era composto por jacuzzi onde os pais podiam acompanhar o filho e depois uma massagem no fim para o bebé. Posso partilhar contigo que ele adorou o jacuzzi, as bolhas, o barulho, os brinquedos que tinha para os estimular. Ele andava a nadar muito tranquilo e enquanto isso eu também aproveitava o relaxamento do jacuzzi. Depois de quase uma hora na água ele foi receber a massagem. Estava todo relaxado a ser massajado e quando saímos de lá ele já ia a dormir. Nessa noite não houve irritação, nem lutas contra o sono, nem cólicas, ele só quis comer e dormir de uma forma muito tranquila e serena.
Claro que não podemos ir todos os dias com eles para o spa para eles virem de lá relaxados e tranquilos, mas em casa também podemos optar por diferentes coisas para os ajudarmos a relaxar.
Uma delas é o banho, a água possui muitos benefícios para o nosso corpo e mente, um desses benefícios é ajudar-nos a relaxar. Mesmo o som da água a cair já relaxa. E quando entramos dentro de água parece que o nosso corpo fica mais leve e que todas as tensões que sentíamos desaparecem. A própria temperatura da água também ajuda a relaxar. Por isso, proporciona um bom banho ao teu filho. Eu, por exemplo, optei por usar a banheira Shantalla que permite que o bebé se sinta seguro e esteja numa posição muito idêntica de quando está na barriga da mãe e só isso já o ajuda a estar mais relaxado.
Depois do banho usa um bom creme ou óleo vegetal para fazer uma boa massagem ao bebé. Não precisas de ter conhecimentos de massagem para ajudar o teu filho a relaxar. Basta fazeres movimentos calmos e o nosso toque já os ajuda. Começa por massajar as pernas e os pés do bebé, depois passa para os braços e para a barriga e por fim termina nas costas. Algumas boas opções para a massagem do bebé são o creme linimento ou o óleo vegetal de calêndula.
Ainda existe também quem recorra ao uso dos óleos essenciais para ajudar o bebé a relaxar e dormir melhor. Durante os primeiros 3 meses do bebé eu não concordo com a utilização dos óleos essenciais. O bebé ainda é muito sensível, ainda se está a adaptar aos cheiros do exterior. Ao cheiro da mãe e do pai e por isso não devemos confundir ainda mais o seu sistema olfativo. A partir dos 3 meses, concordo que se recorra ao uso dos óleos essenciais mesmo se muito necessário. Quando se recorrer a estes eles devem ser muito bem diluídos e com concentrações muito pequenas.
Em alternativa aos óleos essenciais eu prefiro usar os hidrolatos.
São um produto muito menos concentrado que os óleos essenciais e que também possuem propriedades muito boas. Um dos hidrolatos que eu gosto de usar com o meu filho é o de lavanda. Uso este produto para lhe limpar o rabinho, principalmente quando ele tem alguma assadura da fralda. Aplico também na pele dele quando se arranha ou então se tem alguma picadela de inseto. Para ajudar a dormir melhor este hidrolato é excelente. Basta borrifar na zona da cama do bebé antes dele ir dormir e vai ajudá-lo a dormir melhor e mais calmo. Existe ainda o hidrolato de camomila romana ou de flor de laranjeira. Estes também são muito bons para serem usados nos mais pequenos de uma forma muito mais segura.
Estas são as formas que eu utilizo para ajudar o meu filho a relaxar e que eu sei que funcionam com ele. Partilha comigo que formas costumas usar para ajudar o teu filho a relaxar e dormir de uma forma mais calma e serena.
Deixe uma resposta