Hidrolato, o que é?

Cada Segundo

Hidrolato, o que é?

Os hidrolatos são subprodutos obtidos da destilação dos óleos essenciais. Ou seja, durante a destilação por arrastamento de vapor, este atravessa a matéria vegetal (flores, folhas, raízes, entre outras), arrastando consigo os compostos aromáticos da planta. Quando o vapor sofre arrefecimento condensa e obtém-se duas fases, o hidrolato e o óleo essencial. Como o óleo essencial não se mistura com a água, é fácil proceder à separação destes. Esta água obtida da destilação é o chamado hidrolato.

A durabilidade do hidrolato depois de aberto é de cerca de 3 meses. Este deve ser mantido no frigorífico e armazenado num frasco escuro para que não ocorra deterioração devido à luz.

O hidrolato é um produto suave e possui uma concentração muito baixa de óleo essencial, pelo que pode ser usado em todo o tipo de peles. Pessoas como idosos, bebés, grávidas ou a amamentar, podem usar hidrolatos com maior segurança. Contrariamente aos óleos essenciais que apresentam determinadas restrições para este tipo de pessoas.

Mesmo sendo um produto suave e seguro, cada pessoa é uma pessoa. Por isso, mesmo antes de usar qualquer tipo de hidrolato devem sempre testá-lo numa zona pequena da pele para verificar que não ocorre qualquer tipo de reação. Devem também garantir que o hidrolato que estão a usar é de boa qualidade, ou seja, 100% puro e natural.

Os hidrolatos possuem propriedades ótimas para a nossa pele. Podem ser usados como tónicos, para acalmar erupções cutâneas ou vermelhão, refrescar, controlar a produção de gordura, fechar os poros, tratar pequenos cortes e queimaduras, entre outros. Para além destes benefícios para a nossa pele, eles também ajudam a relaxar, promovem um sono profundo, auxiliam no suporte emocional, ajudam na purificação do ar e também são ótimos para o nosso cabelo.

Assim sendo, devemos selecionar o hidrolato que se adequa melhor ao nosso tipo de pele, como tal vou deixar-te aqui algumas sugestões:

  • Pele seca: Hidrolato de Camomila ou Hidrolato de Rosa;
  • Pele mista: Hidrolato de Rosa ou Hidrolato de Néroli;
  • Pele oleosa: Hidrolato de Lavanda ou Hidrolato de Alecrim;
  • Pele sensível: Hidrolato de Rosa, Hidrolato de Lavanda ou Hidrolato de Camomila;
  • Pele madura: Hidrolato de Hamamélis ou Hidrolato de Rosa.

Agora que já sabes o que são os hidrolatos e conheces os principais benefícios que eles podem ter para a tua pele e para o teu bem-estar vou deixar-te uma pequena dica.

Usa o hidrolato de manhã para limpar a tua pele antes de aplicares qualquer tipo de produto. Passa primeiro com um algodão para limpar a cara e depois borrifa um pouco de hidrolato na cara. Não limpes e deixa a tua pele absorver todas as propriedades do hidrolato, aproveita esse tempo e o aroma do hidrolato para relaxares e te conectares contigo e coloca uma intenção para o teu dia. Vais ver que o teu dia vai correr muito melhor. Antes de ires dormir volta a limpar a tua pele com um hidrolato que seja calmante e relaxante, por exemplo o hidrolato de néroli ou de lavanda, para te proporcionar um sono revitalizante.

Eu continuo deste lado, continua comigo e ajuda-me a alcançar mais pessoas.

Partilha comigo nos comentários aquilo que achaste deste artigo.

Até breve,

Beijinhos

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

cinco × 4 =