7 efeitos do tabaco na nossa pele

o tabaco e a pele

7 efeitos do tabaco na nossa pele

Quando falamos em tabaco e o relacionamos com a nossa pele pensamos logo no envelhecimento precoce, mas será que é só este o efeito do tabaco na nossa pele?

O número de substâncias prejudiciais presentes no tabaco é enorme (mais de 4700) e estas vão ter um grande impacto na saúde da nossa pele, cabelo e unhas.

Por exemplo, a organização ASH divulgou que pessoas fumadoras de 40 anos apresentam o mesmo número de rugas que pessoas não fumadoras de 60 anos.

Para ficarem cientes do mal que o tabaco pode causar na nossa pele, deixo aqui 7 efeitos que este pode provocar:

  • Envelhecimento precoce da pele facial

O fumo do tabaco provoca a vasoconstrição dos nossos vasos sanguíneos inibindo assim o fluxo sanguíneo e o oxigénio de chegar às células da pele. Este fator juntamente com a perda da síntese de colagénio resulta num envelhecimento precoce da pele. Os pontos mais visíveis são as rugas à volta da boca, devido ao fumador contrair repetidamente os lábios no ato de fumar e os pés de galinha, que se desenvolvem na zona externa dos olhos, aparecem mais cedo do que nas pessoas não fumadoras.

  • Cancro da Pele

Acredita-se que devido ao tabaco diminuir o sistema imunitário do fumador, este tem 40% menos de probabilidade de sobreviver ao cancro da pele do que um não fumador.

O tabaco não está diretamente relacionado com o aparecimento do cancro da pele, o maior fator são os raios ultravioleta, mas, no entanto, existe um agravamento nas pessoas que são fumadoras.

  • Psoríase

Esta é uma doença autoimune que pode afetar qualquer tipo de pessoa, no entanto o risco de desenvolver esta doença é 60% maior para pessoas que já fumam há mais de 20 anos. O aparecimento desta doença pode estar relacionado com a nicotina presente no tabaco, que provoca a inflamação da pele, afeta o sistema imunológico e o crescimento das células da pele, o que pode contribuir para o aparecimento desta doença.

  • Difícil cicatrização

Devido ao aumento de radicais livres e da vasoconstrição provocados pelo tabaco a pele fica com dificuldades em se regenerar, e como tal em recuperar em caso de feridas ou outro tipo de cicatrizes.

  • Pele flácida e sem brilho

O fumo do tabaco leva à perda do colagénio natural da pele, o que vai provocar a flacidez da mesma (perda de elasticidade e força). As zonas mais afetadas são os braços e os seios. Devido ao monóxido de carbono presente no fumo do cigarro, que reduz os níveis de oxigénio no sangue, e à nicotina, que reduz o fluxo sanguíneo, a pele perde o seu brilho natural. Para além disso o tabaco anula muitos nutrientes que ajudam na proteção e reparação da pele.

  • Celulite

Este fator é mais comum nas mulheres que nos homens, mas o tabaco aumenta a possibilidade de aparecer este problema. O que acontece é que como este prejudica a circulação sanguínea, existe uma menor drenagem das toxinas, o que facilita a formação de mais depósitos de gorduras.

  • Perda de Cabelo

A nível capilar o tabaco também provoca estragos. Os fumadores apresentam o cabelo mais fino e quebradiço e potencia o aparecimento de duas vezes mais a calvície nos homens. Para além disso, acelera o aparecimento de cabelos brancos

A melhor forma de reduzir estes efeitos na nossa pele e cabelo é deixar de fumar gradualmente. Mas mesmo quem já foi fumador nota alterações na sua pele. Algumas coisas que devem fazer é procurar produtos que ajudem a minimizar estes danos. Procurem produtos que tenham ingredientes que sejam antioxidantes e hidratantes, para fortalecer a pele. Procurem fazer uma boa limpeza da pele para eliminar o máximo de toxinas que possam ficar retidas na mesma. Para além disto devem proteger a pele da luz solar intensa com um bom protetor solar, de modo a diminuir os agentes que causam um envelhecimento precoce da mesma.

Mantenham-se saudáveis, cuidem de vocês e do ambiente em Cada Segundo.

Fiquem bem.

Carolina Silva

Partilhe este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 − 2 =