Outono – Tempo de mudança
Com a chegada do mês de Setembro, começa um novo ciclo. A correria do regresso à escola dos filhos, o regressar ao trabalho, o terminar das férias. Ocorre a mudança de estação, saímos do verão para entrar no outono. Onde os dias começam a ser mais pequenos, as folhas começam a cair, as cores a mudar. O tempo é mais seco e ventoso. O nosso corpo sente todas estas mudanças.
A nossa pele fica mais seca, principalmente nas mãos, pés, rosto, joelhos e cotovelos. Precisamos reforçar a hidratação do nosso corpo. Quem já tem problemas de pele, como psoríase, rosácea, dermatite, parece que estes se começam a agravar com a chegada do outono.
Mas depois temos todo o stress diário, que nos diz que não temos tempo para nada, que já temos tanta coisa para fazer que não vamos desperdiçar mais 5 ou 10 minutos do dia para colocar creme ou cuidarmos de nós.
Algum destes pensamentos ressoa contigo?
Pois na verdade acontece com todos nós numa altura da nossa vida. Mas se não cuidarmos de nós como é que vamos ter forças para cuidar dos outros que estão à nossa volta? Como vamos ter vontade de nos levantar da cama de manhã para ir trabalhar, levar os nossos filhos à escola, cuidar deles?
Estamos tão desconetados que já achamos que tudo é um gasto de tempo e energia. Que já não conseguimos sequer tratar de nós e da nossa saúde.
A pele é o único órgão que consegue comunicar diretamente connosco, dá-nos pistas de como está o nosso interior. Mesmo assim menosprezamo-la e nem sequer olhamos para ela.
Tenho um desafio para ti.
Todos os dias de manhã acorda 10 minutos mais cedo, são apenas 10 minutos tu consegues. Senta-te na cama, agradece e faz 7 respirações conscientes e profundas. Depois vai até ao espelho, olha para ti e diz uma frase positiva a teu respeito, faz isso durante mais ao menos 1 minuto. De seguida, cria uma rotina diária de cuidados da tua pele. O mantra para uma boa rotina diária é limpeza, hidratação e proteção. Depois de fazeres tudo isto estás pronta para iniciar o teu dia muito mais calma e alegre.
Eu sei que tu és capaz de o fazer, experimenta durante 1 mês. Comenta aqui o que pensas que precisas para iniciar este desafio. E não te esqueças de comentar a tua evolução no desafio. Como te sentiste, o que notaste de diferente no teu dia-a-dia. As pessoas à tua volta também repararam nas diferenças?
Partilha a tua experiência comigo e dá força e coragem para convencer outras pessoas a darem também este pequeno passo de mudança na vida delas.
Confia, são os pequenos passos que fazem as grandes mudanças na nossa vida!
Carolina Silva
Deixe uma resposta